Curso EAD Teste ANPAD Novo

Teste ANPAD e Concursos – Lógica Informal

5 (100%) 1 vote

Teste ANPAD e Concursos - Lógica Informal 1

Prof. Eduardo Chaves – Engenheiro Civil e Matemático pela UFMG. Trabalha com o Teste ANPAD e Concursos Públicos há mais de 25 anos.

Complete o formulário com o seu melhor e-mail e o seu número de whatsapp com DDD. Queremos manter contato com você para lhe dar atualizações e ofertas exclusivas . Muito obrigado !!!

Em concursos públicos e no Teste ANPAD, o estudo do raciocínio lógico é dividido em duas partes : a lógica formal e a lógica informal.

A lógica formal é a lógica proposicional formada pelo estudo das tabelas verdades, proposições, negações, equivalências, tautologia, contradição, etc. Então é uma lógica extremamente técnica porque tem uma bela teoria para ser aplicada e estudada.

A lógica informal, ao contrário da lógica formal, não possui uma teoria. Ela é uma lógica prática, baseada no treinamento de muitos exercícios.

O prof. Eduardo Chaves a divide nas seguintes partes : lógica correlacional e quadros lógicos, lógica dos problemas de verdade e mentira (LPVM), lógica verbal, lógica numérica, lógica posicional e  lógica espacial.

Vamos explicar cada uma delas e exemplicar, por meios de exercícios presentes em excelentes vídeos gravados com o Prof. Eduardo Chaves.

1- Lógica do Correlacionamento- Quadros Lógicos

São problemas que fazem relações entre lugares, pessoas, objetos, graus de parentesco, etc. Para a sua resolução existem diversas técnicas sendo, a melhor delas o quadro lógico, na opinião do Prof. Eduardo Chaves. Assista à um vídeo :

 

2- Lógica dos problemas de verdade e de mentira (LPVM)

É também um tipo muito característico de exercício de lógica informal, presentes nas provas de lógica do Teste ANPAD e Concursos. Fala-se que dentre 3 pessoas, uma sempre fala a verdade, a outra sempre mente e a outras mente e as vezes fala a verdade. Muitas vezes são 5 pessoas, dentre as quais, 4 falam a verdade e 1 fala a mentira. Existem diversas outras variações para este curioso tipo de exercício. Assista à um vídeo com o Prof. Eduardo Chaves :

3- Lógica Numérica

Como o próprio nome fala, é um tipo de lógica que possui a presença de números. Logo, a variabilidade de questões que podem ser classificadas como lógica numérica, é muito grande. Assista à um vídeo com o Prof. Eduardo Chaves :

4- Lógica Verbal

Como o próprio nome fala, é um tipo de lógica que envolve letras e o abecedário. Assista à um vídeo com o Prof. Eduardo Chaves :

5- Lógica Posicional

Este ramo da lógica formal apresenta exercícios de localização de pessoas, livros  em filas, em rodas, em estantes, etc. É um tipo de questão muito característica presente nas provas de lógica do Teste ANPAD e Concursos. Assista à um vídeo com o Prof. Eduardo Chaves :

6- Lógica Espacial

Este ramo da lógica informal, a lógica espacial, trabalha com figuras tridimensionais e bidimensionais. Em alguns exercícios, a figura tridimensional pode se movimentar, dentro de uma programação dada nos exercícios ou a figura tridimensional poderá ser planificada em duas dimensões ou o inverso. São questões que caem na prova de lógica do teste anpad e em concursos públicos. veja um vídeo com o Prof. Eduardo Chaves :

Você quer estudar para o teste anpad ( curso completo, nas 05 disciplinas ) ou para concursos públicos, nas disciplinas de raciocínio lógico e matemática ( raciocínio quantitativo ) ?

Em nosso curso, todas as aulas de raciocínio lógico e matemática estão sendo regravadas e novos materiais estão sendo produzidos !!!

Teste ANPAD e Concursos - Lógica Informal 2

 

 

 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *