Aprovados CEFET COLTEC 2018

CEFET COLTEC CEDAF IFMG COLUNI- Como é a Prova de História ?

5 (100%) 1 vote

CEFET COLTEC CEDAF IFMG COLUNI- Como é a Prova de História ? 1

Profa. Luísa Marques. Licenciada em História e Mestre em Educação.

1-Qual o grau de dificuldade das questões de História dos processos seletivos do CEFET-MG, COLTEC, COLUNI, CEDAF e IFMG?

Para dizer sobre o grau de dificuldade das questões de História das provas do CEFET-MG, COLTEC, COLUNI, CEDAF e IFMG, precisamos, primeiro, entender quais conteúdos do Ensino Fundamental constam nos editais desses processos seletivos, e que, portanto, podem ser cobrados dos candidatos.

Em linhas gerais, todas essas instituições demandam conhecimentos sobre História geral, com foco na História europeia, com maior atenção aos séculos XIX e XX; e conhecimentos sobre História do Brasil desde o período pré-cabraliano, ou seja, antes da chegada dos portugueses ao continente americano, até os dias atuais.

Podemos dizer que todas essas instituições têm um histórico de ênfase em História do Brasil, valorizando temáticas e períodos que estejam em diálogo direto com as discussões sociopolíticas do presente. Por isso, o aluno que se candidatar a esses processos seletivos deve não apenas se dedicar ao conteúdo programático dado em sala de aula e presente nos materiais didáticos, mas também se manter informado sobre o que vem acontecendo no dia-a-dia do Brasil e do mundo. Assim, é de extrema importância ter contato com jornais, revistas, e podcasts informativos ao longo do ano.

A prova do CEFET-MG conta com seis questões de História. Como característica principal vale destacar que essa é um prova cujas questões apresentam citações longas e que não estão ali apenas de enfeite. A prova do CEFET-MG é de caráter interpretativo, e exige, para além do conhecimento sobre o conteúdo em si, uma boa interpretação de texto e uma boa base sobre o significado de conceitos históricos.

Assim como no CEFET, o COLTEC reserva seis questões de História em sua prova, e também valoriza questões conceituais. Entretanto, trata-se de uma prova mais enxuta e objetiva. Para a seleção do COLTEC, vale a pena trabalhar a memorização de detalhes, como as alcunhas que grupos sociais receberam, os nomes de determinadas leis, etc. Mapas mentais costumam ser muito eficientes nesse tipo de estudo.

O CEDAF apresenta uma prova com cinco questões de História, e que tende a ser longa em função não só das citações, mas da própria maneira como as alternativas são construídas. Trata-se de uma prova com foco maior em História política. Já o COLUNI, nas provas fechadas, tem elaborado quatro questões de História. É uma prova que, mesmo com um número de questões menor, demanda tempo do candidato, por usar muitos textos.

Por fim, o IFMG traz uma prova de Ciências Humanas, não discriminando exatamente quais questões são de Geografia ou de História. Ainda assim, excetuando as interdisciplinares, a média é de quatro questões com foco na análise histórica. O foco dessa prova é a História do ponto de vista cultural. Estude com bastante atenção as bases socioculturais de cada período e grupo social, e treine a interpretação de fontes históricas.

Ufa! São muitas informação, certo? Mas você conseguiu perceber que todas essas provas têm uma mesma base? Se trata do conteúdo que foi estudado ao longo do Ensino Fundamental aliado a uma boa interpretação de texto e a habilidade de entender como o passado dialoga com o presente. Com uma boa base de estudos e o auxílio de um(a) professor(a) que entende as relações entre o nosso tempo e o passado, e que consegue transmitir esse conhecimento, gabaritar a parte de História é totalmente possível!

2- Como fazer as provas do CEFET, COLTEC, COLUNI, CEDAF e IFMG?

Esteja atento aos detalhes presentes nos textos de apoio. Nas questões mais interpretativas, muitas vezes a resposta está presente na própria citação que foi apresentada. O que o examinador quer é saber se você tem a capacidade de relacionar as informações que lhe são dadas com a sua base de conhecimento prévio.

Sempre observe a fonte das citações, imagens, charges, etc. Confira quem é o autor, a data da publicação, o título da obra de onde o trecho foi retirado (quando for o caso). Tente inferir quem era o público alvo daquela mensagem. Assim, você já fez todo o caminho para responder corretamente a questão.

Esteja atento ao tempo. Não insista em alternativas que claramente estão erradas desde a primeira palavra. As provas de Humanas costumam ser as maiores, por isso, já comece a leitura dando o máximo da sua atenção, para evitar ler mais de uma vez uma mesma linha. Otimize!

Confie no seu potencial e não caia em pegadinhas. Às vezes o erro está em uma palavrinha que muda tudo. Por isso a segurança de quem estuda e sabe que vai conseguir identificar esses detalhes faz toda a diferença.

3- É difícil ser aprovado nestes exames CEFET COLTEC CEDAF COLUNI IFMG?

Todos sabem o quanto uma vaga em uma dessas instituições é concorrida, por isso, se garantir o seu lugar no CEFET, COLTEC, CEDAF, COLUNI ou IFMG é seu sonho, a solução é uma só: estudo!

Tenha atenção nas aulas, leia o material de apoio que os professores disponibilizam, bem como as apostilas. Sempre estude fazendo anotações que depois podem ser transformadas em resumos, fluxogramas e/ou mapas mentais. Não deixe também de resolver o máximo possível de exercícios. É assim que você terá certeza que aprendeu toda a matéria. Mas caso haja dúvidas, procure os professores e converse também com seus colegas de classe. Juntos somos mais fortes!

4- Onde se preparar para os exames CEFET COLTEC CEDAF COLUNI IFMG ?

Você pode fazer uma preparação gratuita pelo canal  youtube.com/cursoeduardochaves .

Mas se você puder investir um pouco, faça uma preparação muito mais profissional, contratando um dos cursos do Portal do Curso Eduardo Chaves. Vá até o portal cursoeduardochaves.com e escolha a opção presencial ou EAD, mais adequada para você!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *