Curso Teste ANPAD

Teste ANPAD e Concursos- Como Análise Combinatória é cobrada nas Provas

5 (100%) 1 vote

Teste ANPAD e Concursos- Como Análise Combinatória é cobrada nas Provas 1

Prof. Eduardo Chaves-Engenheiro e Matemático pela UFMG

1- Do que trata a análise combinatória

O seu objetivo principal é calcular o número de agrupamentos, em uma determinada situação de exercício. Para isto, poderemos utilizar fórmulas de agrupamentos específicos e ou o que chamamos de princípio fundamental da contagem. Vamos dar um exemplo : Suponhamos que 20 candidatos disputam cada uma das três primeiras vagas de um certo concurso. E poderemos perguntar assim : De quantos modos diferentes estas três primeiras vagas podem ser preenchidas, supondo que tenhamos primeiro, segundo e terceiro lugares ? Poderemos fazer simplesmente o cálculo fundamental da contagem : 20 x 19 x 18. E assim teremos 6840 modos de preencher estas 03 vagas.

Nas provas de Matemática do Teste e Concursos, as questões de análise combinatória podem vir bem mais difíceis do que esta.

É muito fácil, um bom professor de matemática, bolar uma questão bem difícil de análise combinatória. Portanto,o conselho é : Estudem muito !!!

2- Tipos de Agrupamentos

Qualquer exercício de análise combinatória, para acharmos o seu resultado numérico, não é necessária a utilização de fórmulas.

Mas, nas provas do Teste ANPAD e Concursos Públicos, pode ocorrer, em determinada questão, a necessidade de se utilizar a fórmula de um determinado agrupamento, porque, muitas vezes, as opções de respostas não apresentam valores numéricos, mas sim, algumas expressões literais ou frações numéricas envolvendo o cálculo de uma operação matemática chamada de fatorial.

Os agrupamentos, que mais caem, são os seguintes : Arranjo simples, Permutação simples, Permutação composta (Permutação com repetição), Permutação circular  e  Combinação simples.

3- Aula Modelo de Análise Combinatória

Você, que vai prestar o Teste ANPAD, algum concurso ou mesmo ENEM, assista a esta aula. Ela poderá te ajudar muito nestes exames.

4- Questão 21 de Análise Combinatória  RQ Teste ANPAD Março 2019

Esta questão, de análise combinatória, é muito importante, nas provas de matemática (raciocínio quantitativo), do Teste ANPAD e de concursos públicos. Porque ela apresenta, em seu anunciado, o advérbio pelo menos. Este advérbio é muito característico nas questões de análise combinatória porque ele, normalmente, exige uma técnica diferente para a resolução da questão chamada de príncipio da exclusão sob pena de inviabilizar a resolução por torna-lá excessivamente longa. vejam esta grande solução, apresentada pelo Prof. Eduardo Chaves.

5- Onde estudar para as provas do Teste ANPAD ?

Inscreva-se em um dos cursos do Portal cursoeduardochaves.com .

Lá você vai escolher, dentre as versões EAD ou Presencial, aquela que mais se adaptar á sua rotina.

Teste ANPAD e Concursos- Como Análise Combinatória é cobrada nas Provas 2

Se você gostou deste artigo, avalie-o com 05 estrelinhas, na parte superior. A Equipe Eduardo Chaves Teste ANPAD agradece !!!!   😀  😀  😀 .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *