Aprovados CEFET COLTEC 2018

CEFET COLTEC COLUNI IFMG : Como é a prova de Química destes exames ?

5 (100%) 1 vote

CEFET COLTEC COLUNI IFMG : Como é a prova de Química destes exames ? 1

Profa Marcella Biagioni- Engenheira Química e Licenciada em Química

1-Qual o grau de dificuldade das provas de química do CEFET COLTEC COLUNI IFMG?

As provas de química do CEFET, COLTEC, COLUNI, CEDAF e IFMG possuem como base uma ampla gama de conteúdos, todos geralmente estudados durante o 9º ano do ensino fundamental.

Questões relativas a conteúdos como Propriedades dos Materiais, Substâncias e Misturas, Estudo do Átomo, Tabela Periódica, Ligações Químicas, Reações Químicas, Leis Ponderais e Substâncias Inorgânicas podem ser abordadas em todas as provas, que possuem de duas até seis questões de química, dependendo da instituição.

As provas do CEFET e COLTEC possuem a quantidade fixa de 6 questões de química, que se encontram juntas e com numerações específicas, enquanto as do CEDAF, COLUNI e IFMG possuem em média 2 ou 3 questões e elas se encontram dispersas, apenas classificadas como ciências. Todas as provas possuem a Tabela Periódica caso seja necessária a sua utilização.

Segundo a professora Marcella Biagioni, apesar de o aluno precisar saber uma grande quantidade de conceitos e ter a habilidade de resolver diversos tipos de exercícios, o nível das questões de química destas provas não é muito elevado, exigindo apenas conhecimentos básicos de conteúdos e cálculos simples, como adição, subtração, multiplicação e divisão, podendo envolver números decimais. Ao contrário do que muitos pensam, não há necessidade em decorar todos os elementos da tabela periódica, e sim conhecer apenas os que são mais recorrentes em provas.

É importante ressaltar que o estudo da química é gradativo, ou seja, começa com matérias mais básicas e vai aumentando aos poucos o nível de dificuldade, além de grande parte do conteúdo ser interligado, portanto, alguns conceitos avançados dependem de outros mais simples. Logo, tendo uma boa base de estudos, é totalmente possível conseguir resolver todas as questões de química de tais provas!

2- Como fazer as provas do CEFET, COLTEC, COLUNI, CEDAF e IFMG?

De acordo com a professora Marcella Biagioni, o aluno deve começar a prova de química pelas questões que considerar mais fáceis, o que faz com que sobre tempo para as mais difíceis. Outra dica é sempre consultar a tabela periódica, pois muitas questões se baseiam nela.

Algo indispensável é se preparar para a prova estudando toda a matéria previamente, e resolvendo diversas questões de provas anteriores aplicadas pela instituição desejada – assim, o aluno poderá saber qual é o nível de cobrança, as questões mais recorrentes, como o conteúdo é cobrado, e quais dúvidas deve sanar antes da prova.

A prova, em um contexto geral, exige que o aluno saiba uma ampla gama de matérias e conteúdos, por isso, a melhor estratégia é começar a prova pela disciplina que o aluno considera mais fácil – com isso, ganha tempo e confiança para resolver o restante das questões.

3- É difícil ser aprovado nestes exames CEFET COLTEC COLUNI IFMG?

É difícil pelo fato de tais instituições serem altamente renomadas e, por isso, muito concorridas. Suas provas envolvem um conteúdo variado mas, com estudo, planejamento e disciplina, é completamente possível ser aprovado.

Ao se preparar, o aluno deve prestar atenção às aulas, ler os textos da apostila para assimilar conceitos, fazer resumos ou fluxogramas, resolver todos os exercícios da apostila para fixar a matéria, tirar as dúvidas em sala de aula e resolver provas antigas da instituição de interesse.

4- Onde se preparar para os exames CEFET COLTEC COLUNI IFMG ?

Você pode fazer uma preparação gratuita pelo canal  youtube.com/cursoeduardochaves .

Mas se você puder investir um pouco, faça uma preparação muito mais profissional, contratando um dos cursos do Portal do Curso Eduardo Chaves. Vá até o portal cursoeduardochaves.com e escolha a opção presencial ou EAD, mais adequada para você !!!

CEFET COLTEC COLUNI IFMG : Como é a prova de Química destes exames ? 2

Se gostou deste artigo, avalie-o com 05 estrelinhas, na parte inicial superior. Obrigado !!!!    😉    😉      😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *