Teste ANPAD : Como é a Prova de Raciocínio Lógico

 

Milhares de alunos temem as provas de Raciocínio Lógico do Teste ANPAD e as de Concursos Públicos. Mas isto acaba se tornando quase uma fobia. Todos nós utilizamos muito o Raciocínio Lógico em nossas vidas, portanto, temos que entender que as provas não são nenhum bicho de sete cabeças. O importante é , para qualquer concurso, estudar primeiramente o Edital e montar um cronograma de estudos que cubra todo o conteúdo programático. Vamos explicar aqui como são estas provas e é perfeitamente possível que qualquer aluno se torne competente nesta temida disciplina, estudando de modo correto, se planejando e tendo muita disciplina, pois, só conquistamos nosso objetivo quando nos esforçamos muito, com muito planejamento, paciência e muito estudo. O esforço tem que ser diário, é como diz o Leandro Karnal, o esforço é como o banho, no dia que você não toma, vai feder.

1- Como é a prova de Raciocínio Lógico do Teste ANPAD

 

A prova de Raciocínio Lógico do Teste ANPAD, é composta de 17 questões, onde o tempo médio de resolução, para cada uma delas, é de 2,5 minutos, assim como para as outras 68 questões, das outras 04 disciplinas, que formam a prova.

Os conteúdos são formados pela Lógica Sentencial ( também chamada de Lógica dos Conectivos ) e pela Lógica da Argumentação. Estas duas Lógicas formam, aproximadamente, 75 % das questões da prova. Os outros tipos de Lógica que caem : Lógica Numérica, Lógica do Correlacionamento, Lógica da Verdade e da Mentira, Lógica Espacial, Lógica Verbal e Lógica Posicional.

 

2- Como é o nível de dificuldade da Prova de Raciocínio Lógico do Teste ANPAD

Os candidatos, que fazem o Teste ANPAD, são administradores e contabilistas oriundos das melhores universidades e faculdades do Brasil. Portanto, o nível de dificuldade desta prova é excelente; o aluno que se prepara para esta prova, estará se preparando também para as provas de Raciocínio Lógico de diversos concursos públicos de excelente nível, como os concursos da ESAF, FCC, CESP-UNB, dentre outras grandes organizadoras.

 

3- Estratégia a ser construida para fazer a prova e se sair muito bem !!!!

 

A primeira estratégia é , simplesmente, não enfrente a prova. Quando falo, enfrentar a prova, é pegá-la e ir fazendo na ordem das questões 1,2,3,…….., nunca faça isto ! Porque, como qualquer prova de concurso, a prova de Raciocínio Lógico do Teste ANPAD, é uma prova de balanceamento, é uma prova balanceada entre questões difíceis, médias e fáceis. Então, pegue a prova, respire fundo, para dar uma relaxada, e dê uma lida nas questões e quando identificar uma questão mais tranquila, faça- a !!!! E existem algumas questões que são fáceis e recorrentes nesta prova. Digo recorrentes porque são questões que caem sempre, só mudam o enunciado mas a estrutura lógica de cobrança é sempre a mesma. Questões de Lógica Sentencial e Argumentação, que cobram conteúdos como equivalências lógicas, contrapositivas, tautologias, contradições, tabelas verdades, leis de morgan, premissas e argumentos, se encaixam neste conceito de questões recorrentes.

Então você vai fazendo as questões fáceis, mais ou menos umas 07 questões desta prova, depois passe para as questões médias e por fim, tente fazer as questões que achou difíceis.

 

4- Se achar necessário, estude por um curso gratuito e ou pago

 

Existem diversos canais de aulas de Raciocínio Lógico, para o Teste ANPAD, no youtube, que podem te ajudar muito. Um deles, é o nosso, youtube.com/cursoeduardochaves, nosso canal é especializado no ensino de todas as disciplinas para o Teste ANPAD.

Um curso pago, de grande qualidade, pode acelerar a velocidade de seu aprendizado, em , no mínimo, 30 %, conforme pesquisas científicas já realizadas.

Temos duas excelentes sugestões para você : O Telepresencial ANPAD SILVER, Aulas em tempo real ou o Curso EAD ANPAD Eduardo Chaves. Vamos colocar os links aqui, para você acessar, com mais facilidade :

 

1- Telepresencial ANPAD SILVER

 

2- Curso EAD ANPAD Eduardo Chaves

 

5- Veja, como é o ensino do Raciocínio Lógico , para o Teste ANPAD, no Curso Eduardo Chaves

 

Assista, a este excelente vídeo, e veja uma grande questão de Lógica da Argumentação, para o Teste ANPAD, com o Professor Eduardo Chaves :

 

 

Prof. Eduardo Chaves- Engenheiro e Matemático pela UFMG. Diretor e Professor do Curso Eduardo Chaves, nas disciplinas de Matemática, Raciocínio Lógico e Física.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *